terça-feira, 29 de março de 2011

Mi Buenos Aires querida


A baixa do dólar nos últimos anos tem estimulado as viagens para o exterior. O destino mais procurado pelos brasileiros é a capital argentina, Buenos Aires. Pensando no próximo feriado que acontecerá de 20 a 24/04/2011, onde vários brasileiros se deslocarão de suas cidades até a cidade mais européia da América do Sul, resolvi postar aqui algumas dicas de programas e visitas imperdíveis.

Plaza de Mayo / Casa Rosada / Cabildo / Catedral Metropolitana – são todos próximos e vale a pena dar uma passadinha por aí para conhecer a casa do governo e um pouco da história da cidade.

Obelisco – monumento histórico que merece uma visitinha.

Calle Florida – comércio em geral (legal para comprar roupas), restaurantes, cafés e as Galerias Pacífico (shopping com várias lojas de grife – o preço não é muito atrativo).

Av. Corrientes – nessa rua há vários restaurantes, lojinhas (tipo de conveniência que vendem alfajores, doce de leite, chocolates) em todas as esquinas, bares, teatros, cinemas. Dica: BANCHERO PIZZERIA – onde nasceu a fogazza com queijo e tem a melhor pizza que já comi - de muzzarela napolitana (molho, tomate, cebola, alho, condimentos especiais, azeitonas $41) – Av. Corrientes,1300.

San Telmo – Sugiro reservar pelo menos um turno para visitar esse bairro, que é um dos mais antigos da cidade. Aqui fica o mercado público, várias lojas com artigos de decoração, feirinha aos Domingos de manhã, tanguerias e milongas, artistas de rua, bares e restaurantes tradicionais. Dica: BAR SUR – bar de tango mais antigo da cidade – festa das 20h às 2h com espetáculos de tango participativos.

Plaza de lãs Naciones Unidas – é também Parque de La Flor, onde tem uma gigante flor de alumínio que fecha a noite.

Recoleta – Um dos bairros mais nobres da cidade. É muito gostoso caminhar pelas ruas, apreciando a arquitetura dos prédios. Na Av. Libertador encontra-se o museu de Belas Artes, ao lado do Cemitério da Recoleta que também merece uma visitinha pela beleza e ornamentação de seus mausoléus. É lá que estão enterrados os restos mortais de Evita Perón. Dica: no parque em frente ao museu normalmente tem feirinha, onde você pode degustar as verdadeiras empanadas argentinas sentado nas gramas do parque. Não deixe de experimentar os sorvetes do Café Freddo – destaque para o sorvete de Dulce de Leche.

Puerto Madero – O bairro mais jovem de Buenos Aires, onde se pode encontrar diversos restaurantes, centros culturais, cafés, discotecas, centros comerciais (escritórios) e instituições de ensino. Vale a pena ir de dia para conhecer a beleza do complexo e a  ponte em homenagem as mulheres, e a noite para jantar e curtir em alguma boate ou pub. Dica: Churrasco ao estilo Argentino no Restaurante Siga La Vaca (é um dos restaurantes mais barato, bastante freqüentado por brasileiros - $90 para casal com vinho, refri ou água) – chegar antes das 21h para não pegar fila.

La Boca  – Nesse bairro fica localizado o estádio La Bombonera, do clube Boca Juniors e o Caminito. El Caminito é um lugar curioso, merece uma visitinha justamente pela sua singularidade. Dica: comprar o licor de Dulce de Leche vendido em uma loja de artigo em couro.

Dicas gerais:

  • Café Tortoni – o café mais antigo da cidade. Pedir “chocolate espesso”que é um chocolate quente especial, delicioso.

  • Em qualquer café que você for, peça o submarino, que é um café com um pedaço de chocolate mergulhado, bastante tradicional em Buenos Aires.

  • Cha da tarde – Restaurante La Brasserie no Hotel Marriot Plaza – serve um chá da tarde maravilhoso – um chá serve bem 2 pessoas (cerca de $35)

  • Empanadas argentinas – você encontrará as empanadas em todos os lugares que for.

  • Mc Donald’s – se delicie com a casquinha de Dulce de leche da franquia (os sanduíches são iguais aos do Brasil, deixe para comê-los aqui e aproveite para experimentar as delícias da culinária argentina)

  • Dulce de leche La Salamandra – os doces de leite argentinos são tão saborosos quanto aos uruguaios.

  • Confeitaria Ideal – Calle Suipacha, 380/384

  • Farmácias – nas farmácias da capital argentina você encontrará diversos cosméticos de marcas famosas por um precinho muito atraente.

Show de Tango Sabor a Tango - é servido um jantar com 2 opções (à escolher) de entrada, 3 opções de prato principal, 2 opções de sobremesa, e bebidas a vontade, podendo ser vinho, refrigentes ou água. O espetáculo é maravilhoso! Imperdível!!!

Sugiro ainda que você leve um tenis bem confortável para caminhar pelas ruas da cidade. Por mais que você tenha contratado city tour, garanto que vale a pena se deslocar de taxi até os bairros interessantes e lá circular a pé, para explorar bem o local e apreciar as belas construções arquitetônicas da capital porteña. Ah, os taxis são extremamente baratos (dê preferência por pagar em Pesos Argentinos, pois em dolar o taxista acaba cobrando mais, como na maioria das lojas, bares e restaurantes).

Não esqueça que Buenos Aires é uma capital e assim como a maiorias das capitais, ela tem seus perigos. Por isso evite andar com jóias e relógios muito aparentes, cuide seus pertences, evite andar sozinho e a pé a noite.

Se alguém quiser mais dicas ou se tem alguma dica para sugerir, escreva!

Boa viagem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário