sábado, 28 de julho de 2012

Chutney de Banana

Gente, sou doida pela mistura doce com salgado! Alguém mais?? De onde eu venho, interior do Rio Grande do Sul (colonização alemã e tal), é comum comer cuca com linguiça. Isso mesmo: CUCA COM LINGUIÇA! É uma delícia! Por aí vocês já podem ter uma noção de que essa mistura do doce com salgado me agrada. E muito!

Esses tempo, em uma das minhas idas à Porto Alegre, o amigo querido Leandro me levou para almoçar num restaurante Indiano Vegano. Já conhecia um pouco (agora sei que BEM pouco) da culinária indiana, mas essa foi minha primeira vez num restaurante vegano. Amei a experiência! No prato que eu comi tinha um negocinho de banana delicioso. Não exitei, chamei a garçonete e perguntei do que se tratava. A respota? Chutney de banana! Não resisti e pedi pra repetir o prato, sendo que solicitei que a porção do chutney fosse beeem generosa.


Enfim, desde esse dia (meados de Abril) me apaixonei pelo chutney de banana e não sosseguei enquanto não tentei reproduzir. Vim para a internet catar receitas, li várias e, como tenho sérios problemas (pois é) em seguir qualquer receita, fiz a minha. Da primeira vez o resultado foi positivo, fez sucesso aqui em casa, mas não ficou do jeitinho que eu queria. Hoje tentei novamente e deu certoooo!!  Segue a minha receita:


Ingredientes:
8 bananas brancas (ou prata) em rodelas não muito finas
2 colheres sopa de vinagre de arroz (não muito cheias)
2 colheres chá curry
1 colher café de cardamomo
1 cravo da índia
1/2 xícara chá de açúcar mascavo
1 xícara chá de água
1 colher café rasa de gengibre ralado
suco de meio limão
1 cebola pequena
1 colher de manteiga

P.S.: eu acrescentaria um pouquinho de pimenta dedo de moça - sem as sementes e a parte branca de dentro. Só não coloquei porque não encontrei no supermercado.

Modo de preparo:
Em uma panela coloque a manteiga e a cebola para suar em fogo baixo. Regue as bananas com o suco de limão. Coloque todos os ingredientes na panela junto com a cebola. Mexa de vez em quando, cuidando para não desmanchar as bananas e desligue o fogo antes que seque o caldo, que deve ficar espesso.

Ficou assim

Servi com arroz e carré suíno (chuleta de porco)

Espero que reproduzam em casa e gostem do resultado! Eu amei!!!

Ah, e o restaurante Indiano Vegano de Porto Alegre que eu provei, adorei e já levei meu amor e o papis para conhecerem é o Mantra Gastronomia e Arte (http://www.mantrarestaurante.com.br/). Farei um post sobre ele em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário